Lá pelo segundo semestre da minha ilustríssima faculdade de arquitetura, eu e um amigo, no auge da viagem intergaláctica dos pensamentos bobos, desenvolvíamos, rabiscando sobre a prancheta(sim! sem nenhum papel no meio disso!), a menor casa do mundo, com o grandissíssimo intuito de entrarmos no livro dos recordes! a bendita casa era tão pequena que não dava pra botar uma escada de lances normais para subir, tinha que ser escada de marinheiro e lá no último pavimento resolvemos por colocar uma área de lazer.
Bonequinhos estranhos, que só arquitetos fazem, iam e vinham no nosso desenho, até a gente concluir que nessa casa só poderia morar uma pessoa magra com amigos magros, além do quê, o esforço seria imenso pra se deslocar, que querendo ou não a pessoa emagreceria, daí a CASA FITNESS.
OK! Contada a história, andava eu vasculhando o imensurável mundo da internet, quando dou de cara com uma casa exatamente igual a que havíamos pensado! Muitas conclusões saíram deste impactante acontecimento:
1. As dimensões não eram precisas, não tínhamos idéia de quanto poderíamos arranjar um terreno tão estreito, a casa tem 1X10 m!!! sim! 1 x 10m!
2. Depois de muito esforço a palnta conseguiu ser aprovada pela prefeitura.
3. Não sei como sobe-se nessa casa, não dá pra ver escada nas fotos.
4. A dona da casa foi além das espectativas, construindo pavimento térreo mais dois pavimentos, além da laje! Nossa área de lazer!
5. A MAIOR E MAIS RELEVANTE DE TODAS. A casa não é fitness porra nenhuma! já que a moradora é por assim dizer, rechonchuda! E mal pode abrir os braços dentro da própria casa! Contudo, ela adora sair nas fotos que as pessoas tiram ao passar por lá, bestificadas com a obra.
Devemos ressaltar e congratular o corajoso pedreiro que encarou a difícil tarefa!


A moradora é D. Helenita e a sua casa fica em Madre de Deus na Bahia.
Essa obra faz parte do hall dos grandes(pequenos) feitos da arquitetura popular brasileira.